Institucional

A UGES

A UGES é a União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas, entidade que representa mais de 2 milhões e 600 mil estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e profissionalizante, educação de jovens e adultos e cursos preparatórios para vestibulares do Estado do Rio Grande do Sul.

Fundada a mais de 70 anos, em 23 de outubro de 1943, a UGES se firmou como uma das mais importantes entidades estudantis do país fazendo parte da história Gaúcha e Brasileira.

Bandeiras de lutas como as manifestações pelo "Petróleo é o Nosso!" que culminou na criação da Petrobras, a conquista do direito a Meia-Entrada através da Carteira da UGES, a denuncia contra as injustiças do período da Ditadura que custou a vida de estudantes como Luis Eurico Tejera Lisboa, a luta pela redemocratização, os caras pintadas exigindo o Impeachment de Collor, a resistência contra a entrega do patrimônio brasileiro através das privatizações na década de 90, a defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade, estiveram sempre presentes na atuação de nossa entidade na luta pela soberania do Brasil.

Entre as conquistas recentes destacam-se as obtidas a partir de 2002 com a vitória de um projeto nacional desenvolvimentista no País e com o atendimento de bandeiras históricas do Movimento Estudantil como a criação do PROUNI, abrindo mais de 500 mil novas vagas públicas nas universidades privadas, a criação do Fundeb que garantiu um aumento significativo dos investimentos públicos em todos os níveis da educação básica, as 240 novas Escolas Técnicas Federais, a criação do Piso Salarial Nacional dos Professores, a proposta do ReUni garantindo um aumento dos  investimentos e a duplicação das vagas nas universidades federais até 2011, entre tantas outras conquistas do povo brasileiro.

A UGES segue na luta para que cada conquista se consolide e que se aprofunde cada vez mais, discutindo sempre o que é certo ou errado, o que é justo ou injusto com a sociedade brasileira e gaúcha. Uma nova bandeira de luta se coloca ao povo brasileiro, a questão da defesa da riqueza das jazidas de Petróleo da camada do Pré-sal, colocando toda a sociedade em alerta e nesse momento faz-se necessário mais uma vez os estudantes gaúchos e brasileiros, tomarem a frente dessa batalha conclamando a todos para, resgatando a campanha histórica do “Petróleo é Nosso!”, bradarmos a Campanha do “Pré-sal é Nosso!”. Garantir essa riqueza para o povo brasileiro com os estudantes gaúchos na linha de frente fazendo valer a letra do hino nacional: "Brasil, verás que um filho teu não foge a luta!", representando o futuro das próximas décadas de nosso país, com um horizonte de grande desenvolvimento e progresso.

Carteirinha da UGES, Uma Conquista dos Estudantes

Uma das principais conquistas da UGES é a Carteira de Identificação Estudantil que materializa toda luta da entidade, fazendo dela, uma UGES independente que anda com suas próprias pernas e que pensa com sua própria cabeça. Através da carteira que se consolidou todas as conquistas da UGES em benefício dos estudantes. Recentemente foi aprovada a Lei Estadual de Meia-Entrada garantido aos estudantes o direito de pagar a metade do preço nos cinemas, teatros, shows e eventos esportivos em todo território do Rio Grande do Sul. A Carteira da UGES proporciona também diversos descontos, através de convênios firmados com lojas e empresas de serviço.