Grêmio Estudantil

Conte com o Grêmio Estudantil

Organizar excursões, passeios ecológicos, festas, jornais, murais, campeonatos esportivos, festivais culturais, mobilizar a galera em defesa da qualidade de ensino, de segurança, da merenda, mensalidades justas, lutar pelo presente e por um futuro melhor para a escola, a cidade, o Brasil, o mundo... Se você é daqueles que voam alto com os pés bem fincados no chão, querendo dar a sua contribuição na resolução dos mais diversos problemas, sabendo, que unidos, somamos, multiplicamos, ficamos fortes e vencemos sempre, já sentiu que o caminho para uma vida escolar mais plena e feliz passa pela existência do Grêmio Estudantil.
O Grêmio Estudantil é um poderoso instrumento para você e seus colegas começarem a apertar alguns parafusos desse mundo que anda meio desajustado, precisando de uns empurrões. O Grêmio Estudantil é o avesso da hipocrisia, do corte de verbas, da corrupção, da poluição, das drogas e da desigualdade. Um laboratório para experiências democráticas, de procuras e encontros mil. Monte seu Grêmio Estudantil e mãos à obra, pois, como dizia o poeta: “o sonho que se sonha junto se torna realidade”.

Passo a Passo

1º Passo - Converse com seus amigos sobre montar um Grêmio Estudantil e junte um grupo de pessoas para discutir a criação de uma “Comissão de Organização de um Grêmio Estudantil”. Este grupo de pessoas vai marcar uma data, horário, local e fazer a divulgação para a formação da “Comissão Pró-Grêmio”.

2º Passo - Na data divulgada, vocês irão formar a “Comissão Pró-Grêmio” com qualquer pessoa que queira participar. Esta Comissão sera responsável por comunicar a Direção da escola e explicar que vocês estão organizando um Grêmio Estudantil.

3º Passo - “A Comissão Pró-Grêmio” será responsável por escrever o Estatuto do Grêmio Estudantil adequando a realidade da escola (O Estatuto de um Grêmio é um conjunto de regras que irá ditar a vida da entidade. É como se fosse a “Constituição” do Grêmio Estudantil).

4º Passo - Após a elaboração do Estatuto, a “Comissão Pró-Grêmio” deverá marcar uma data, horário e local para a realização de uma “Assembléia Geral” (a Assembléia Geral dos Estudantes é uma reunião de todos os estudantes da escola para debater e votar assuntos de extrema importância). A Comissão deverá passar em todas as salas chamando os estudantes para participarem e anexando o edital de convocação. Essa Assembléia fará a explicação do que é um Grêmio Estudantil e a leitura para discutir a criação do Estatuto. Depois da explicação, a Assembléia ira votar se quer ou não um Grêmio Estudantil e também votar na criação do Estatuto com suas modificações, caso houver durante a Assembléia. Após a aprovação do Estatuto, o Grêmio Estudantil estará formado e todos deverão assinar a ata de fundação e criação do Estatuto.

5º passo - Depois de aprovar o Estatuto, a “Comissão Pró-Grêmio” deixará de existir. Tudo que será feito a partir de agora será ditado pelo Estatuto do Grêmio Estudantil. Normalmente, o Estatuto diz que será formado uma “Comissão Eleitoral” para organizar a eleição do Grêmio Estudantil.

6º Passo - “A Comissão Eleitoral” ira organizar a eleição, elaborando o Regimento Interno definindo data de inscrição, de campanha, de debates, de apuração e posse da chapa eleita. Irá passar em sala de aula divulgando a eleição do Grêmio Estudantil e fixando o edital de eleição

7º Passo - Os interessados em participar deverão montar uma chapa, preenchendo os cargos necessários e se inscrever com a “Comissão Eleitoral”. Obs.: não podem participar de chapas os membros da Comissão Eleitoral”. Durante a campanha, as chapas irão divulgar suas idéias.
8º Passo - No dia da eleição, os estudantes da sua escola irão às urnas escolher a chapa que considerarem melhor para representá-los. Após o fim da eleição, os votos serão apurados e a chapa com maior número de votos é considerada vencedora. Depois todos deverão assinar a Ata de eleição e a Ata de posse. A chapa vencedora se tornará o Grêmio Estudantil.

Os Diretores da UGES estão à disposição de qualquer estudante interessado em montar um Grêmio Estudantil na sua escola. Iremos ajudar no processo de montagem do Grêmio Estudantil. Para solicitar nossa ajuda é só ligar pra UGES ou mandar uma mensagem para o nosso endereço uges@uges.org.br e pedir para falar com qualquer Diretor.

Baixe aqui os Modelos!

Modelo de Ata de Eleição e Posse do Grêmio Estudantil

Modelo de Ata de Fundação e Aprovação do Estatuto de Grêmio Estudantil

Modelo de Ata de Reunião Grêmio Estudantil

Modelo de Edital de Convocação

Modelo de Edital de Eleição Grêmio Estudantil

Modelo de Estatuto Grêmio Estudantil