Notícias

Capoeira na nossa sede.

Capoeira na nossa sede.

Capoeira na sede UGES/UMESPA - Aulas Gratuitas.

Precisamos fortalecer e valorizar cada vez mais a cultura nacional, neste sentido fizemos uma parceria com o grupo Porto Brasil Capoeira e iremos oferecer aulas gratuitas na nossa sede.

Início: a partir do dia 19/03
Dias: Segundas, Quartas e Sextas
Horário: 18:30
Local: Sede da UGES/UMESPA, Av. Des. André da Rocha, 216.
Contato: 3286.1000 - Whats: 99929.2449

 

Capoeira Cultura Nacional

 

 A capoeira surgiu no Brasil no século XVII dentro das senzalas através dos negros escravizados, usada para resistir e enfrentar os feitores, hoje é praticada em mais de 160 países. Durante muito tempo a pratica foi considerada ilegal. Somente em 1953 foi reconhecida como cultura nacional, e foi autorizada a ser praticada pelo presidente Getúlio Vargas, quando este autorizou Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, criador da capoeira Regional, a ensinar e ministrar a capoeira na primeira academia de capoeira que ficava no Pelourinho em Salvador(BA).

A muitos séculos a capoeira é praticada, para muitos é uma dança, mas na verdade é uma luta, ela é símbolo de libertação e resistência dos povos escravizados, que todos os dias após o cansativo trabalho, eles voltavam para as senzalas e praticavam a capoeira para treinar sua defesa contra os generais. Alguns senhores achavam tudo aquilo uma maravilha, mal sabiam que era para ser usado na luta pela libertação de todos os escravizados. 

 Em 2014 foi declarada patrimônio cultural imaterial da humanidade pela UNESCO- Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A capoeira vem crescendo muito. Valorizar nossa cultura, é andar para frente, cultivando nossas origens, o legado do nosso povo, símbolo de resistência. A capoeira faz parte da história do Brasil.

Campanha "VOTE AOS 16"

Campanha

Vote aos 16 anos!

Os estudantes precisam participar das eleições, cujo resultado define o futuro do nosso estado e país. Temos que exercer nosso direito e votar com consciência.

A data limite para tirar o título de eleitor é 09 de maio.

Quem pode fazer: 
Todos os jovens maiores de 16 anos e também quem irá completar 16 até a data das eleições.

Documentos necessários:
-Documento de identificação.
-Comprovante de residência.

Onde fazer:
Cartório Eleitoral ou Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) da tua cidade.

Congresso Municipal dos Estudantes de Gravataí

Congresso Municipal dos Estudantes de Gravataí

CONGRESSO DE REORGANIZAÇÃO DA UMEG - União Municipal dos Estudantes de Gravataí.

 

Teve congresso e teve passeata, mais de 500 estudantes participaram hoje pela manhã, do Congresso Municipal dos Estudantes de Gravataí, que elegeu a diretoria da UMEG, mas infelizmente a Câmara de Vereadores impediu a entrada de 120 estudantes do CIEP na atividade, então a decisão dos estudantes foi terminar o congresso nas ruas da cidade, denunciando os governos que atacam a Educação e denunciando também a Câmara de Vereadores, que impediu a realização de todo o congresso na casa, que funciona com o dinheiro de nossos impostos, mas não pode ser usada pelo povo. O estudante Eduardo Ramos, presidente do Grêmio Estudantil da Escola Emilia Viega foi eleito presidente da UMEG.

Reunião da Frente Parlamentar contra o fechamento de escolas na sede da UGES

Reunião da Frente Parlamentar contra o fechamento de escolas na sede da UGES

Na última quinta-feira a tarde, ocorreu a reunião da Frente Parlamentar Contra o Fechamento de Escolas e Turmas, na sede da União Gaúcha dos Estudantes - UGES, que contou com a presença de mais de 70 liderenças estudantis, mais professores da rede pública e também da Deputada Estadual, Juliana Brizola.  

Parceiros

Encontre-nos